Seguro Obrigatório (DPVAT), por que aumentar?

Segundo informações de estudo levantado pela UNESP, o erro humano é responsável por mais de 90% dos acidentes registrados.
As principais e determinantes imprudências que causam acidentes de trânsito no Brasil, por ordem de incidência, são:

* Velocidade excessiva;
* Dirigir sob efeito de álcool;
* Distância insuficiente em relação ao veiculo dianteiro;
* Desrespeito à sinalização;
* Dirigir sob efeito de drogas.

Fatores determinantes das imprudências:

* Impunidade / legislação deficiente;
* Fiscalização corrupta e sem caráter educativo;
* Baixo nível cultural e social;
* Baixa valorização da vida;
* Ausência de espírito comunitário e exacerbação do caráter individualista;
* Uso do veículo como demonstração de poder e virilidade.

Agora pergunto, se o governo sabe quais são as principais causas e fatores, porque fica inerte? Melhor, porque faz de conta que não sabe?
Ao invés de ficar aumentando o valor dos impostos e permitindo que milhares de vidas continuem sendo ceifadas nas vias públicas, que tal fazer um projeto de reeducação para condutores de veículos e pedestres. Desta forma sair na frente e diminuir o número de vítimas nos leitos de hospitais, previnir, além de ser mais eficiente é mais barato.

Quanto custaria aos cofres públicos um programa para reeducar os condutores de veículos? Um programa sério, responsável, não apenas algo só pra fazer de conta.

Após o levantamento do custo de um programa para salvar vidas no trânsito, a conta fica simples! Subtraia este valor do gasto total que o governo tem com as aposentadorias por invalidez, os acidentados nos leitos dos hospitais e por aí vai!

Com este simples cálculo, fica fácil tomar uma decisão para uma ação mais eficaz e coerente.

Enquanto isso, vamos pagando impostos que a cada ano aumentam e nunca resolvem nada, além de aumentar a arrecadação e o número de vítimas nos acidentes.

Um ótimo exemplo disso é o valor abusivo do Seguro Obrigatório para os proprietários de motocicletas. A cada ano, aumentam o número de vítimas e o valor cobrado pelo Seguro Obrigatório. Caso fosse o contrário, fosse inversamente proporcional, eu particularmente aceitaria pagar um valor maior de Seguro. Caso tivesse uma relação o aumento do valor do imposto com a diminuição do número de vítimas.
Eu sei, a justificativa é exatamente que, a cada ano aumenta o número de motocicletas e similares e assim o número de acidentes de trânsito com estes veículos e por isso se justifica este valor elevado cobrado dos proprietários de motocicletas.
Isso na verdade apenas de se falar, porque de dados concretos, números para justificar o aumento do imposto, estatísticas para referenciar e justificar nada, tudo acontece sem a mínima transparência.
As autoridades já tiveram tempo sufuciente para constatar que por este caminho só vão aumentar o valor do imposto e o número de vítimas a cada ano, porque não parar e montar uma estratégia para reduzir o número de vítimas?

A pouco tempo houve uma tentativa, equivocada ao meu ver, de que o proprietário de motocicleta que não tenha acionado o DPVAT no ano anterior tenha 50% de desconto no valor cobrado pelo Seguro Obrigatório.
Isso não funciona, só vai deixar mais dinheiro com a seguradora, pois é provável de muitos acidentados não acionem no intuito de pagar um imposto menor no próximo ano. Desta forma teremos dados estatisticos mascarados. Nada além disso!

O melhor é a ação, no sentido de precaver! Agir para evitar o acidente ao invés de cobrar imposto para custear as consequências destes.
O imposto pode ser cobrado, desde que aplicado com inteligência para salvar vidas, não para enriquecer seguradoras.

Se os órgãos públicos responsáveis apresentarem os valores claramente para justificar tal valor cobrado pelo Seguro Obrigatório, me calo e não volto mais a este assunto, agora enquanto isso não acontecer, vou continuar bradando por justiça!

Poeta

Tags: , ,